fbpx

Micro wedding: como fazer um casamento intimista?

 Em Assessoria & cerimonial, Decoração de Casamento, Personal Blog, Planejamento do casamento

Durante a pandemia, uma modalidade de casamento cresceu bastante e se destacou: o micro wedding. Com todas as restrições impostas para a realização de eventos, muitos noivos viram neste tipo de celebração uma forma de realizar o seu sonho de subir ao altar. 

Mas esta proposta também tem conquistado não só os “noivos da pandemia”, mas também aqueles que querem uma festa mais intimista e personalizada. 

Quer saber mais sobre este tipo de comemoração? A equipe da Personal de Casamento preparou um guia completo para organizar um micro wedding.

Principais dúvidas sobre micro wedding

O que é um micro wedding?

Trata-se de um formato de casamento intimista, com no máximo 40 convidados – o mais comum é vermos festas com 10 – 20 pessoas.

Quanto custa um micro wedding?

Tudo vai depender da estrutura e projeto de cada casal. A equipe da Personal de Casamento trabalha com casamentos totalmente personalizados. Clique aqui para solicitar seu orçamento.

O que servir no micro wedding?

Em qualquer casamento, é preciso respeitar o gosto pessoal de cada casal. Se os noivos quiserem algo mais sofisticado, por ser uma festa com menos convidados, é possível investir num jantar ou almoço com serviço empratado, por exemplo. Mas se o casal quiser uma atmosfera mais descontraída, dá para fazer um brunch, um bolo com champagne, um coquetel ou até mesmo o picnic.

Quem convidar para um micro wedding?

Normalmente, os noivos costumam convidar aquelas pessoas mais próximas e essenciais para a história do casal: pais, irmãos, padrinhos, avós e amigos mais próximos.

O que é um micro wedding?

micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Aqui no Brasil, como temos a cultura dos festões, um micro wedding pode ser considerado um casamento para, no máximo, 40 pessoas. Em outras palavras, trata-se de uma festa extremamente intimista e com muitos detalhes personalizados. 

Da mesma forma que em outros casamentos, ele é composto pelo momento da cerimônia e da recepção. Em contrapartida, a grande diferença está na liberdade: aqui não há necessidade de seguir tantos protocolos – os noivos podem escolher aquilo que faz mais sentido para eles.

Vantagens do micro wedding

Foto: Gustavo Sguissardi

Primeiramente, uma das grandes vantagens deste tipo de celebração é oferecer uma experiência de maior proximidade entre os noivos e seus convidados. Em um casamento grande, é quase impossível falar com todo mundo e estar perto das pessoas. Portanto, este é o grande diferencial do micro wedding.

Sob o mesmo ponto de vista, este tipo de comemoração oferece uma experiência muito mais personalizada e até mesmo requintada para os convidados. Com um número menor de pessoas, se os noivos desejarem, eles poderão investir mais na gastronomia e em itens de qualidade para deixar tudo mais lindo e especial. Além disso, dá até para personalizar alguns itens de papelaria e lembrancinhas com os nomes dos convidados. 

Como organizar um micro wedding?

micro wedding personal de casamento
Equipe Personal de Casamento em micro wedding. Foto: Gustavo Sguissardi

Primordialmente, um dos erros mais comuns que os noivos cometem ao organizar um micro wedding é não contratar um cerimonial/ produtor de eventos/ assessor de casamento. Embora seja uma festa menor, ainda assim este profissional será essencial para garantir a tranquilidade dos noivos no grande dia. 

Por isso, um dos primeiros passos é contratar um assessor para ajudá-los com todas as tarefas. Entre em contato com a equipe da Personal de Casamento e saiba mais!

Veja todos os passos para organizar um micro wedding:

1. Lista de convidados: quem convidar?

micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Tal qual em qualquer outro tipo de festa, a lista de convidados é um dos primeiros passos. Como a ideia é fazer um casamento bem intimista, os convidados de um micro wedding se resumem aos familiares e amigos mais próximos do casal. A ideia é que a lista não ultrapasse 40 pessoas no total. 

A melhor parte é que farão parte deste momento aquelas pessoas que são mais importantes na vida do casal e que realmente fazem a diferença para os noivos. 

2. Orçamento: quanto custa fazer um micro wedding?

micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Da mesma forma que em um casamento tradicional, é importante traçar o orçamento da festa. Será que um micro wedding é mais barato? Não necessariamente – tudo vai depender do tipo de experiência que os noivos querem proporcionar aos convidados.

Há casais, por exemplo, que optam por fazer uma festa mais sofisticada, com decoração UAU e um serviço de buffet mais requintado. Tudo isso pode fazer os custos subirem. 

Contudo, como os fatores podem variar de festa para festa, o melhor é solicitar um orçamento personalizado para seu casamento

3. Escolha do local: onde fazer um micro wedding?

micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Em seguida, é hora de definir o local. Chácaras e espaços ao livre têm sido os lugares preferidos dos noivos para fazer micro weddings – especialmente durante a pandemia, em que há a necessidade de maior distanciamento entre as pessoas.

No entanto, também há bistrôs e restaurantes super charmosos que estão preparados para este tipo de festa. Há ainda a possibilidade de realizar micro weddings em hotéis. 

Uma alternativa é fazer um home wedding, isto é, um casamento em casa para poucos convidados. Para quem quer inovar, em algumas cidades, é possível fazer micro weddings  museus, galerias de arte e confeitarias – fica um charme!

Já para os casais mais religiosos, é possível fazer a cerimônia em uma capelinha/igreja e a festa em outro ambiente também. 

Acima de tudo, é importante que o tamanho do local seja adequado à sua proposta de casamento, para que não dê a impressão de que está “sobrando” espaço. 

4. Gastronomia: o que servir?

gastronomia micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Assim como em qualquer tipo de casamento, a gastronomia é um ponto essencial. Por isso, muitos noivos que optam pelo micro wedding acabam escolhendo um tipo de serviço empratado, mais requintado, como forma de prestigiar os convidados presentes e oferecer uma experiência diferenciada. Alguns incluem também um vinho, champagne ou bebida especial, já que um casamento mais intimista permite este investimento em maior qualidade.

Todavia, este formato de casamento é bem livre e também pode incluir opções bem diferenciadas como brunch, ilhas gastronômicas e finger food. Tudo vai depender da proposta escolhida pelo casal.   

5. O que vestir em um micro wedding?

Não é porque você escolheu um micro wedding que você não precisa se preocupar com este ponto. Aliás, como os noivos estarão bem em evidência, é fundamental que estejam bem alinhados. 

Vestido da noiva:

vestido de noiva micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Frequentemente, os espaços para micro weddings são menores e isso se reflete na escolha do vestido da noiva. Muitas mulheres preferem modelos mais leves e fluidos para ocasião, com cortes mais retos. Se a ideia é ter uma ar mais descontraído, um modelo midi, um cropped ou até mesmo um macacão (para as mais moderninhas) estão liberados. 

Traje do noivo:

traje do noivo micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

O noivo pode apostar em trajes com tons mais claros como cinza, bege ou azul. Para dar o ar de importância que o evento merece, escolha uma bela gravata e sapatos adequados para a ocasião.

Convidados:

traje convidados micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Lembre-se de um detalhe importante: como haverá menos pessoas, os convidados também têm destaque na festa. Claro que não há necessidade de traje de gala, mas é recomendado ter atenção ao look escolhido – nada de roupas super informais. Afinal de contas, é um casamento. Para as mulheres, um vestido (pode ser um longo mais descontraído, um curto ou um midi), saia e blusa ou macacão mais alinhado são ótimas opções. Para os homens, dependendo do tipo de festa, pode-se apostar em trajes mais claros como cinza, azul e cáqui. Ainda, alguns convidados gostam de usar suspensórios. Agora, se a celebração for bem descontraída, dá pra usar blazer de lã fria, linho, sarja ou algodão leve. Ao contrário do que acontece com o noivo, gravata não é essencial – vai depender muito do estilo da festa. 

5. Decoração para micro wedding

decoração micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Definitivamente, esta é uma das partes preferidas das noivas e com toda razão: a decoração faz toda a diferença em um micro wedding. Por ser uma celebração mais intimista, muitos casais gostam de trazer este clima aconchegante. Alguns estilos ótimos para criar esta ambientação são: decoração garden, romântica ou rústico-chique. 

Sobretudo, alguns elementos são fundamentais para este clima intimista: velas, pergolados, tapetes, bastante vegetação e luzinhas/lustres especiais. 

decoração micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Nos micro weddings, também é possível fazer uma personalização maior dos itens de papelaria, colocando lugares marcados e menus com os nomes dos convidados.

Dependendo do tipo de ambiente e do número de convidados, as long tables são ótimas opções para acomodar a todos. 

6. Cerimônia personalizada

cerimônia micro wedding

Sobretudo, uma das grandes vantagens de um micro wedding é a possibilidade de ter uma cerimônia bem personalizada, com vários detalhes da história do casal. Nesse sentido, é possível ter um celebrante ou até mesmo familiares/amigos falando na cerimônia.

Além disso, muitos noivos gostam de fazer o first look – quando os noivos se veem antes da cerimônia! É emocionante e rende fotos incríveis!

7. Música e pista de dança: é possível em um micro wedding?

micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Claro que sim! Se for da vontade dos noivos e fizer sentido pra eles, por que não incluir? Atualmente, as pistas de dança não estão permitidas neste momento de pandemia. No entanto, em outras ocasiões, é possível tê-las. Logicamente, não terá a mesma animação e furdunço de um casamento tradicional, mas se os noivos gostam de dançar, pode ser um momento único. 

Com relação à música, ela pode e DEVE estar presente na cerimônia e até mesmo durante a recepção (mesmo sem pista de dança). Afinal, a música ajuda a criar um clima e é super importante no ritmo da festa. 

Tem alguma desvantagem em fazer um micro wedding?

micro wedding
Foto: Gustavo Sguissardi

Para quem possui família grande ou tem muitos amigos, o micro wedding pode não ser uma boa opção – ou você terá que lidar com aquela dorzinha no coração de não convidar aquela tia ou amigo. Igualmente, para os casais mais festeiros, talvez não seja uma boa alternativa . Em suma: o melhor, neste casos, é aguardar até 2022 para fazer um casamentão pós-pandemia. 

Posts recomendados

Deixe um comentário

erros organizar casamentocasamento ao ar livre