fbpx

Lista de convidados do casamento: como fazer?

 Em Personal Blog, Planejamento do casamento

Um dos primeiros passos que um casal deve tomar ao iniciar o planejamento do grande dia é fazer a lista de convidados do casamento. Tê-la em mãos é fundamental para fazer todos os orçamentos do casamento e para ter uma ideia do tamanho da festa. Sem ela, fica difícil escolher o espaço para a festa, por exemplo, ou orçar um buffet.

Sabemos também que a lista de convidados do casamento é um dos pontos mais difíceis pros noivos, já que demanda um bom jogo de cintura quando há necessidade de fazer alguns cortes.

Por isso, preparamos um guia completo sobre como montar a lista de convidados do casamento. Confira!

Por onde começar a lista de convidados do casamento?

Foto: Freepik

A maneira mais fácil de começar esta tarefa é agrupando as pessoas. Desta forma, fica mais fácil para os noivos lembrarem de todas as pessoas e identificar em quais grupos possuem mais convidados. 

Vocês podem adotar uma divisão considerando os círculos de convivência como:

  • Familiares 
  • Amigos da faculdade 
  • Amigos do trabalho
  • Amigos da academia
  • Amigos da igreja
  • Amigos dos pais
  • Vizinhos

Vocês podem fazer esta lista separadamente ou juntos. Mas depois devem bater e juntar as duas listas para ter uma noção da quantidade de pessoas. 

Esta lista inicial será um norte para toda a organização do casamento e servirá como base para fazer os orçamentos com fornecedores e escolher um espaço que consiga acolher a todos de forma confortável. No entanto, isso não quer dizer que ela seja imutável. Aliás, é muito provável que ao longo do processo vocês façam várias alterações nela – só é preciso ter cuidado para não aumentar demais.

Como reduzir a lista de convidados do casamento?

Foto: Freepik

Esta é a pergunta de 1 milhão de dólares! E este é um conflito que muitos casais têm de enfrentar no momento da organização do casamento. Mas existem algumas perguntas que os noivos podem se fazer caso precisem editar a lista:

  • Esta pessoa esteve envolvida com a história do casal? Conhece seu futuro cônjuge?
  • Para colegas de trabalho: vocês convivem fora do trabalho?
  • Para familiares: seus pais fazem questão da presença desta pessoa?
  • Você receberia esta pessoa na sua casa?
  • A presença deste convidado deixaria seu casamento mais especial/animado?

Como calcular a quebra de convidados?

Foto: Paulo França

Uma coisa que alguns noivos não levam em consideração é que deve haver uma quebra de convidados, isto é, pessoas que não irão comparecer ao casamento. Há até mesmo aqueles que confirmam e não vão (às vezes por um motivo de saúde, por exemplo). Mas há também aqueles que acabam levando um convidado extra.  

Para calcular a quebra na lista de convidados do casamento, estima-se entre 10% a 20%. Se for um destination wedding, este número pode subir para 30%, por exemplo. Em alguns feriados e datas comemorativas, a quebra pode ser maior também. O mês de janeiro costuma ser o com a maior quebra. 

Até quando eu posso fazer alterações na lista de convidados?

como fazer a lista de convidados do casamento
Foto: Freepik

Sugere-se que a lista de convidados do casamento esteja pronta no momento de confeccionar os convites. Assim, evita-se qualquer problema – afinal, mandar imprimir poucos convites depois pode sair mais caro, uma vez que as gráficas preferem trabalhar com volumes maiores. 

Estou pagando pelo casamento, mas meus pais querem convidar amigos. O que eu faço?

convidados dos pais no casamento

Nestes casos, é comum que os noivos destinem uma cota/porcentagem da lista de convidados para amigos dos pais. Afinal de contas, provavelmente os pais estão muito felizes com este grande acontecimento e vão querer compartilhar esta alegria com algumas pessoas que são importantes para eles. 

Preciso convidar todo mundo do trabalho?

Não necessariamente, vai muito da convivência que você tem com essas pessoas fora do ambiente de trabalho e pode variar também de acordo com o tamanho da companhia. Se a empresa em que você trabalha é grande, você obviamente irá selecionar aquelas pessoas que têm mais proximidade. Para quem trabalha em empresas pequenas, também é possível selecionar, mas é bom pedir que os convidados mantenham a discrição caso alguém tenha sido deixado de fora. Mas, de toda a forma, se não for convidar ninguém ou se for fazer um casamento para poucas pessoas, o melhor é manter a discrição sobre os preparativos. 

O que fazer com as pessoas que se convidam pro casamento?

Essa é uma questão delicada e que muitos noivos enfrentam. O melhor, nestes casos, é afirmar que estão com um orçamento apertado ou que vão fazer uma festa mais intimista, para poucas pessoas. 

Preciso incluir crianças no casamento?

Foto: Paulo França
Foto: Paulo França

Esta é uma questão delicada e depende de vários fatores:

  • Quem são essas crianças? São importantes para o casal? Vão fazer diferença na festa?
  • Qual é o tamanho do casamento? Vocês pretendem ter um espaço kids ou algo direcionado para elas?
  • Se a presença dos pais dessas crianças for imprescindível, é bom convidá-las, sim, uma vez que muitas vezes os responsáveis não têm com quem deixá-los.

Uma boa saída para quem tem crianças no casamento é ter um espaço kids ou um responsável por fazer a recreação. Desta forma, é possível que os pais curtam a festa com mais tranquilidade.

Precisa de ajuda com a sua lista de casamento?

equipe personal de casamento
Foto: Fabio Moro

A equipe da Personal de Casamento pode auxiliar no planejamento do seu grande dia. Entre em contato conosco e agende uma visita!

Posts recentes

Deixe um comentário

quanto-custa-casar-trancosodecoracao garden para casamento