fbpx

Home wedding: como fazer um casamento em casa?

 Em Assessoria & cerimonial, Decoração de Casamento, Personal Blog, Planejamento do casamento

Em inglês, o significado de “home wedding” é casamento em casa. Devido aos efeitos da pandemia, este formato mais intimista se tornou muito comum no último ano e tem sido cada vez mais procurado pelos noivos.

Se você tem pensado em aderir a este estilo de casamento, a equipe da Personal de Casamento criou um guia completo sobre home wedding. Confira!

Tudo sobre home wedding

home wedding
Foto: Ana Lemos

Já pensou poder se arrumar no conforto da sua casa, sem estresse? E que tal aproveitar os últimos minutos da vida de solteiro (a) ao lado da sua família e das pessoas mais queridas? Esta é uma das grandes vantagens do home wedding. Por seu formato mais intimista, ele permite que você aproveite ainda mais o seu dia!

home wedding
Foto: Ana Lemos

Além disso, o casamento em casa traz uma flexibilidade: você não precisará seguir os protocolos mais rígidos de uma cerimônia na igreja ou no cartório. Você criar este momento da maneira que você sempre sonhou, de acordo com a personalidade do casal. E, para quem tem pets é uma ótima maneira de incluí-los neste dia tão especial.  

Mas talvez a grande vantagem para quem faz um casamento em casa é a possibilidade de aproveitar ao máximo a companhia dos convidados.

Confira todos os segredos para fazer um casamento lindo e com jeitinho de “casa”!

Como organizar um home wedding?

home wedding
Foto: Ana Lemos

Apesar de parecer mais simples, organizar um home wedding também tem suas peculiaridades. Por isso, é fundamental contratar um produtor de eventos ou um cerimonial para cuidar de todos os detalhes. 

A equipe da Personal de Casamento já tem experiência em home weddings e pode tornar este dia ainda mais especial. Entre em contato conosco e saiba mais!

Cuidados ao organizar um home wedding

home wedding
Foto: Ana Lemos

Ao fazer um casamento em casa, é preciso levar em consideração alguns pontos:

  • Layout e direcionamento dos convidados: para resguardar a privacidade dos anfitriões, as pessoas não devem ter acesso a todas as áreas da casa. Por isso, é importante conversar com seu produtor ou cerimonial sobre o layout do evento e como restringir alguns cômodos.
  • Banheiros: os convidados devem ter acesso fácil aos toilettes e estes ambientes devem ser limpos com frequência. 
  • Tendas: dependendo da estrutura da casa, pode ser necessário realizar a locação de tendas para ampliar alguns espaços ou deixar algumas áreas cobertas (especialmente para o caso de chuva).
  • Eletricidade: caso vá usar som e iluminação, é bom verificar se a estrutura elétrica da casa é compatível com os aparelhos que serão utilizados.
  • Estrutura e tamanho: é importante que um produtor de eventos avalie se sua casa oferece um espaço adequado para a festa que você quer realizar. 

Decoração para home wedding

home wedding
Foto: Ana Lemos

Não é porque seu casamento será em casa que sua festa não merece uma belíssima decoração! Para quem vai fazer a cerimônia no jardim ou área externa, por exemplo, é possível decorar um pergolado com flores, fica incrível! Outra opção é montar um belo arco floral para o local da cerimônia. O estilo de decoração garden é perfeito para home weddings.

Se você tem piscina em casa, é possível realizar uma belíssima decoração com velas ou até uma plataforma sobre ela para o cortejo. 

Mobiliário

home wedding
Foto: Ana Lemos

Uma das vantagens de fazer um home wedding é poder incluir móveis da sua própria casa na comemoração, o que dá um toque mais especial. Um aparador pode servir para a cerimônia, por exemplo.

No entanto, é preciso ter em mente que alguns mobiliários precisarão ser locados, dependendo da estrutura da sua casa – sofás e puffs para fazer um lounge, cadeiras ou bancos para a cerimônia e mesas extras para acomodar todos os convidados. 

Itens de família

home wedding
Foto: Ana Lemos

O grande charme de fazer um home wedding é poder incluir algumas peças de família na decoração: toalhas, prataria, um samovar, louças, vasos, tapetes, etc. Tudo isso dá um significado especial a este dia tão importante.

Gastronomia para home wedding

home wedding
Foto: Ana Lemos

A parte gastronômica tem um papel fundamental nos casamentos. No home wedding, é comum que os noivos sirvam um almoço, jantar ou até mesmo um charmoso brunch para os convidados. 

A tradicional mesa de doces também tem seu espaço nestes casamentos em casa, mas alguns casais também optam por fazer uma bela mesa de sobremesas – nestes casos, dá até para incluir aquele doce que sua avó faz e todo mundo da família adora! 

home wedding
Foto: Ana Lemos

O que não pode faltar: o bolo para o corte dos noivos!

Na situação de pandemia, é preciso ter um cuidado extra com a higiene alimentar. O recomendado é evitar deixar alimentos expostos, por risco de contaminação. O mais indicado é ter um serviço à inglesa, com porções individuais. Por isso, é interessante contratar um buffet profissional para este trabalho.

Traje dos noivos em um home wedding

home wedding
Foto: Ana Lemos

Para um casamento em casa, muitas noivas optam por vestidos em tecidos mais leves e fluídos, como o chiffon, musseline, crepe ou seda. O tamanho midi é perfeito para uma festa em casa. Os vestidos costumam seguir uma modelagem mais “sequinha”, com o corte imperial ou no estilo sereia. Com relação ao véu, muitas noivas optam por não usar ou escolhem modelos mais curtos ou até mesmo o voilette. A dica é investir em um belo acessório. 

Como muitos home weddings acontecem durante o dia ou ao entardecer, muitos noivos escolhem modelos de terno em cinza, cinza chumbo ou azul bic. Fica super elegante!

Home wedding na pandemia

home wedding
Foto: Ana Lemos

Durante a pandemia, esta modalidade de casamento se popularizou bastante aqui no Brasil. Impossibilitados de fazer uma cerimônia em igrejas ou a festa em salões, muitos casais optaram pelo home wedding como uma alternativa. 

Dentro deste cenário, se destacam duas possibilidades:

Micro wedding em casa

home wedding
Foto: Ana Lemos

Neste caso, os noivos optam por um casamento em casa com um número bastante restrito de convidados – no máximo 25 – 30 pessoas. Normalmente, participam os pais, irmãos, avós e um ou outro amigo/parente mais próximo. 

Para quem escolher esta modalidade, é importante ter em mente todos os cuidados com distanciamento social e higiene dos alimentos. Os profissionais contratados também deverão ter um preparo extra para cumprir todos os protocolos de higiene e segurança. O uso de pista de dança não é recomendado nestes casos e o ideal é que boa parte da festa aconteça em uma área externa, se possível.

Elopement wedding em casa

home wedding
Foto: Ana Lemos

O casamento a dois também tem sido uma opção para muitos noivos nesta pandemia. E por que não fazer um elopement wedding em casa? É possível organizar uma festa bastante intimista e transmití-la online para os convidados, assim como enviar docinhos ou canapés para a casa deles. 

Os casais podem fazer uma emocionante cerimônia no jardim de casa, por exemplo, com a presença de um celebrante e um fotógrafo para registrar este momento. Depois, pode-se contratar um DJ online para comandar a festa para os convidados – cada um em sua própria casa.

Posts recomendados

Deixe um comentário

decoracao garden para casamentotendencias de casamento 2021