fbpx

Fiquei noiva, e agora? Por onde começar a organização do casamento?

 Em Assessoria & cerimonial, Personal Blog, Planejamento do casamento

Se você acabou de “dizer sim” para o amor da sua vida, é normal que surjam várias dúvidas sobre a organização do casamento. Para ajuda-los nesta fase tão especial, preparamos um guia completo com os passos necessários para subir ao altar. Confira!

Veja as principais dúvidas sobre organização do casamento

Foto: The Alms Brand
Como iniciar a organização de um casamento do zero?

Em primeiro lugar, o casal deve conversar sobre dinheiro (quanto vocês pretendem gastar? Quem vai pagar o que?), número de convidados e sobre o estilo que desejam para a festa. Em seguida, é fundamental contratar um cerimonial para a organização de todos os passos.

O que é necessário para preparação de um casamento?

Acima de tudo, um assessor de casamento ou cerimonial é primordial na hora de organizar uma festa. Este profissional irá orientar os noivos sobre todos os passos necessários para subir ao altar, além de indicar os melhores fornecedores.

Quanto custa fazer um casamento?

Antes de mais nada, é importante ter em mente que esta é uma pergunta bastante complicada de responder, uma vez que existem inúmeros formatos e estilos de festa. Um casamento em Jericoacoara, por exemplo, não por menos de R$ 300 mil.

O que fechar primeiro em um casamento?

Em primeiro lugar, é essencial contratar uma assessoria de casamento. É este profissional que vai orientar os casais sobre todos os passos necessários para a organização do casamento.

Quanto tempo de antecedência devo começar a organizar meu casamento?

Para que vocês tenham tempo suficiente para se organizar e preparar, o ideal é começar a planejar tudo entre um ano e meio e um ano de antecedência.

Por onde começar a organização do casamento?

organização do casamento
Foto: The Alms Brand

Primeiramente, parabéns pela decisão do casamento! Este é um passo importante na vida de qualquer casal, afinal, é o início de uma nova família. Neste momento, você e seu amor precisam sentar e conversar sobre as expectativas do casamento. Como vocês sonham em fazer a festa? Que tipo de comemoração vocês querem? Vocês pensam em um casamento na praia? Ou quem sabe no campo? Talvez um casamento mais intimista?

·  Leia também: Veja 10 erros mais comuns ao organizar um casamento

Além disso, vocês precisarão conversar sobre dinheiro: quem vai pagar o quê? Vocês terão ajuda dos pais? Quanto pretendem gastar no casamento?

Por fim, vocês devem fazer uma lista de convidados, uma vez que muitos fornecedores solicitarão esta informação quando vocês forem pedir orçamentos. Ao longo da organização do casamento, esta lista provavelmente irá mudar, mas ela servirá como base durante um bom tempo.

Quais os primeiros fornecedores devem ser contratados na organização do casamento?

organizacao do casamento personal de casamento
Foto: Gustavo Sguissardi

Você vai começar a organizar seu casamento agora e não sabe por onde iniciar todo o processo? Preparamos uma lista com a sequência de fornecedores a serem contratados e com quanto tempo de antecedência isso deve acontecer. Confira:

1. Assessor de casamento/ cerimonialista / produtor de eventos (1 ano e meio)

Em primeiro lugar, é preciso contratar o profissional que ajudará vocês a organizar todos os detalhes do grande dia. Em alguns lugares, ele é chamado de assessor de casamento, enquanto outras regiões chamam de cerimonialista ou produtor de eventos. Ainda, este profissional será responsável por ajuda-los a criar uma atmosfera para a festa conforme o desejo do casal, além de auxiliar na contratação dos melhores fornecedores e apresentar os espaços para eventos mais adequados para o seu tipo de festa.

·   Leia também: Preciso contratar um cerimonialista para o casamento?

Da mesma forma, o assessor de casamento irá ajudar o casal a controlar o orçamento do casamento, bem como a ler e entender contratos dos fornecedores. Aqui na Personal de Casamento, nós contamos com um Sistema de Gestão de Eventos que avisa o tempo de cada contratação de cada fornecedor, assim o cliente fica tranquilo com a organização.

Ok, mas como funciona o pagamento do serviço de organização do casamento? Na Personal de Casamento, assim que os contratos são fechados, os casais podem pagar de 10 a 30 % na assinatura do contrato para a reserva de data. Quer saber mais? Entre em contato conosco!

2.      Espaço de Evento (logo após a contratação do profissional que vai organizar a sua festa)

Em seguida, com a ajuda do seu assessor de casamento, você deverá buscar o espaço para realizar a cerimônia e a festa. Acima de tudo, o cerimonialista irá mostrar os locais que mais se adéquam à proposta do seu casamento e ao orçamento designado.

Primordialmente, você deverá verificar se o espaço comporta confortavelmente o número estimado de convidados e como é a estrutura do local. Ainda, se for um casamento ao ar livre, é preciso avaliar se o espaço conta com plano B para o caso de chuva.

3.      Gastronomia (até 1 ano)

Antes de mais nada, é fundamental lembrar que este é um dos itens mais importantes – e mais caros! – do casamento. Portanto, é fundamental fechar este item com antecedência – até para que o casal possa se planejar com cuidado. Ainda, é importante preparar um tempo – e o estômago! – para as provas.

4.      Fotografia e vídeo (de 8 meses a 1 ano antes)

Os profissionais de foto e vídeo são super importantes no seu grande dia e serão responsáveis pelo registro deste momento tão especial. No entanto, muitos deles costumam fazer apenas um casamento por data. Nesse sentido, se você gosta muito de um determinado profissional, é preciso procura-lo com antecedência, para não correr o risco de ele não ter a sua data.

5.      Beleza da noiva (de 8 meses a 1 ano antes)

Se a noiva quiser profissionais específicos para fazer cabelo e maquiagem, é importante procura-los com certa antecedência, para garantir a agenda. Por outro lado, se a ideia for se arrumar em um salão, você pode fazer esta contratação com um pouco mais de folga.

6.      Doces (até 8 meses antes)

Hummm…mais uma parte deliciosa da organização do casamento! Por conta da alta demanda, vale a pena buscar este serviço com certa antecedência, além de realizar as degustações.

7.      Decoração (até 2 meses antes)

Acima de tudo, a decoração é a alma do casamento. É ela quem vai dar toda a “cara” da sua festa e encantar seus convidados. Veja aqui como escolher a sua decoração de casamento e conheça o trabalho do decorador de casamento Rodrigo Figueiredo.

8.      Banda/DJ/músicos da cerimônia (de 6 meses a 1 ano antes)

Sobretudo, festa tem que ter animação! Para garantir a música da cerimônia e da festa, o melhor é contratar estes profissionais com uma antecedência de seis meses a um ano de antecedência. No caso dos músicos da cerimônia, você pode assistir a alguma apresentação destes profissionais em uma igreja, por exemplo. Já para a banda ou DJ, vale sempre pedir indicações – seja de amigos ou do seu assessor de casamento.

9.      Papelaria (aproximadamente 6 meses antes)

Os convites devem começar a ser entregues a partir de três meses antes do casamento. Consequentemente, para que haja tempo hábil para a produção e impressão deste material, seria interessante contratar este serviço com cerca de seis meses de antecedência.

10.  Vestido de noiva (aproximadamente 6 meses antes)

Primeiramente, é preciso levar em consideração que é bastante comum ter uma variação de peso durante a organização do casamento. Além disso, ao escolher o vestido cerca de seis meses antes do grande dia possibilitará o acesso às coleções mais recentes dos estilistas e marcas.

11.  Traje do noivo (de 3 a 2 meses antes)

O noivo também merece estar muito elegante! Se ele quiser um terno sob medida, é bom levar em conta o tempo de confecção da peça. No entanto, se a ideia for alugar ou comprar um traje pronto, isso pode ser feito entre um e dois meses antes.

12.  Acessórios da noiva (de 01 a 2 meses antes)

Um pouco antes do casamento, é comum que as noivas façam uma prova do vestido + cabelo + maquiagem. Portanto, neste momento, é importante que você já tenha em mãos algumas opções de acessórios para testar aquilo que fica melhor com o look total.

Posts recomendados

Deixe um comentário

casamento na praiatendencias de casamento para 2023