fbpx

Veja 10 erros mais comuns ao organizar um casamento

 Em Assessoria & cerimonial, Personal Blog, Planejamento do casamento

Ficou noiva e não sabe por onde começar? Planejar o grande dia é uma delícia, mas é preciso ter atenção a vários detalhes. Para auxiliar os casais que estão começando nessa jornada, preparamos uma lista completa dos 10 erros mais comuns ao organizar um casamento. Confira!

1. Não investir dinheiro ou planejar os gastos de um casamento

organizacao casamento erros ao organizar casamento
Foto: pressphoto/freepilk

Um casamento é um acontecimento grandioso e que demanda investimento. Por isso, precisa ser planejado com cuidado. Antes de mais nada, é fundamental juntar as economias e investir! Há diversos investimentos que podem ajudar a aumentar sua grana e dar aquele “up” no orçamento disponível para o seu grande dia. 

Nossa dica é: pesquise sobre o assunto e veja quais os melhores investimentos de acordo com os prazos do casamento. 

Ao ter um cerimonial ou assessor de casamento ao seu lado para organizar o casamento, você poderá ter uma boa noção de quanto custa casar. Sobretudo, este profissional ajudará a levantar todos os custos e, com isso, você poderá programar toda a sua vida financeira para este grande objetivo!

2. Não contratar um assessor para organizar o casamento

contratar assessor de casamento
Foto: Bliss Fotografia

Já falamos um pouco sobre isso no tópico anterior, mas este é um ponto fundamental na organização de um casamento. Um assessor é quem irá ajudá-los com cada detalhe – do início ao fim.

Primordialmente, é este profissional que ajudará com as definições iniciais – o estilo do casamento, o orçamento e a escolha do melhor local. Da mesma forma, é ele também quem vai mostrar como funciona este universo (o que, normalmente, é uma novidade total para os noivos!).

 Durante todo o período de organização, o assessor de casamento vai apresentar os melhores fornecedores e acompanhar os casais nas visitas. Enfim, vale lembrar que este profissional conhece muito bem as empresas do mercado de casamentos e isso é sempre uma segurança pros noivos. 

No dia do casamento, o cerimonial também faz toda a diferença! Enquanto os noivos estão se arrumando e curtindo os últimos momentos de “solteiros” com a família e amigos, este profissional coordena tudo – trabalho dos demais fornecedores, a decoração do ambiente, os horários e toda a logística. Em suma, um assessor de casamento irá checar se está tudo dentro do combinado e lidar com possíveis imprevistos. 

Acima de tudo, contratar um cerimonial é uma segurança e um alívio para os noivos. Dessa forma, os casais e familiares podem curtir a festa com muita tranquilidade. Sem este profissional, as chances de dar algo errado e os noivos se estressarem aumentam consideravelmente. 

Precisa de um assessor de casamento? Entre em contato com a equipe da Personal de Casamento e conheça nosso trabalho!

3. Convidar gente demais para o casamento

Uma etapa muito importante do início da organização do casamento é a lista de convidados. Aliás, este é um dos primeiros passos para o casal que ficou noivo. Isso porque é justamente esta lista que vai nortear a escolha e o orçamento de muitos fornecedores. Por esse motivo, é importante que esta relação de convidados não aumente muito ao longo da organização do casamento.

Um dos fornecedores mais impactados pela lista de convidados é o espaço – afinal de contas, ninguém quer ter um layout da recepção do casamento apertado, não é mesmo?

4. Olhar somente o preço

Foto: pressphoto/free pik

Existe um ditado que é muito comum e que se aplica ao mercado de casamentos: o barato às vezes sai caro. Quem aí já não ouviu alguma história de um fornecedor que cobrou um valor baixo, deu o calote em vários casais e de repente sumiu do mercado?

Ter uma empresa sólida e de confiança exige grande investimento. Justamente por isso é que é importante ter reuniões, esclarecer dúvidas, perguntar, pegar referências com outros casais e do seu assessor, além de ouvir os diferenciais a respeito do serviço de cada fornecedor. Assim, é possível traçar um comparativo e escolher as melhores empresas.

5. Cuidado com os pacotões de fornecedores

A questão do preço também nos leva a um outro ponto: alguns fornecedores oferecem um combo que reúne os mais variados serviços – cerimonial, foto e vídeo, espaço, DJ e buffet. Em alguns casos, isso pode funcionar. No entanto, há também situações que os profissionais reunidos neste pacote não oferecem bons serviços. Consequentemente, os noivos pagam o pato, infelizmente. 

6. Não conversar com diferentes profissionais do mesmo segmento

Foto: yanalya / free pik

Em primeiro lugar, seu casamento é um dia único na sua vida! Para garantir que você viverá este momento da forma mais tranquila e gostosa possível, é fundamental ter um cuidado extra na hora da contratação. 

Assim, ao organizar um casamento, é fundamental conversar com pelo menos três fornecedores de cada área para entender a forma de trabalho de cada um, avaliar preços e ver os diferenciais de cada um. Além disso, o entrosamento entre os noivos e os profissionais também pode fazer toda a diferença!

7. Não ler contratos

Foto: wayhomestudio / freepik

Todo cuidado é pouco ao ler contratos – isso vale para qualquer ocasião, não é mesmo? No casamento não seria diferente. É preciso ler com atenção todas as cláusulas, avaliar situações que possam gerar penalidades ou multas, o que está ou não incluso no serviço e verificar, principalmente, o que acontece caso em casos de força maior ou quando algo impeça o fornecedor de comparecer no casamento.

Como consequência de pandemia, muitos fornecedores foram obrigados a rever os contratos e muitas mudanças foram feitas. É sempre bom ficar atento!

Logo, o assessor de casamentos pode auxiliar os casais a verificar os contratos e a levantar possíveis pontos de atenção.

8. Não delegar atividades ao organizar um casamento

Foto: drobotdean / freepik

Às vezes, os casais ficam sobrecarregados no período de organização do casamento. A melhor solução é delegar tudo aquilo que não depende da presença física do casal. 

A noiva pode pedir, por exemplo, que uma amiga faça o chá de panela/chá bar/chá de lingerie.Os casais podem solicitar aos pais que entreguem os convites…e assim por diante. Há sempre alguma coisinha os noivos podem delegar.

9. Querer fazer um casamento igual ao da amiga, da prima ou da vizinha

Seu casamento é único! E, se você quer uma festa inesquecível, o ideal é focar nos seus desejos. Qual é o seu sonho de casamento? O que faz sentido para vocês como casal? Do que vocês gostam?  Como é o estilo de vocês? Quem são as pessoas que vocês fazem questão de ter no grande dia?

Refletir sobre estes pontos é que vai fazer sua festa incrível! Ou seja: esqueça os outros e foque naquilo que faz sentido pra vocês!

10. Não focar no que importa: o amor

Antes de tudo, o casamento é um momento de celebração do amor e da união de vocês. Assim, é a hora de comemorar com as pessoas que vocês mais amam e curtir o momento. Não é um espetáculo ou ostentação. Por isso, sejam vocês mesmos e curtam cada segundo, pois passa MUITO rápido!

E você: tem alguma dica sobre organização do casamento?

Posts recomendados

Deixe um comentário

casamentos pos pandemiamicro wedding personal de casamento