fbpx

Decoração de casamento azul: como fazer?

 Em Decoração de Casamento, Eventos by Personal de Casamento, Personal Blog

Seu grande dia vem aí e a ideia é fazer uma decoração de casamento azul? Então você está começando bem, pois escolheu uma cor que combina com essa ocasião tão especial e oferece uma série de lindas possibilidades para os noivos. Portanto, selecionamos algumas dicas e inspirações para você conhecer mais sobre a cor escolhida e ter algumas ideias para seu grande dia!

Principais dúvidas sobre casamento azul

Qual cor combina com azul para casamento?

Podemos dizer sem medo que o azul é uma cor bastante democrática, pois pode ser combinada com várias outras e garantir muita beleza às cerimônias de casamento. Branco, dourado e rosa são exemplos de cores que podem ser utilizadas em um projeto de decoração de casamento azul. Ainda, pode ser aplicada em diferentes estilos de festa – do clássico ao rústico.

Qual o valor da decoração de casamento azul?

Os valores da decoração de um casamento vão depender principalmente, é claro, do desejo e da possibilidade dos noivos (um casamento clássico, mais luxuoso ou mais simples, com mais ou menos convidados, etc). Para conduzir bem a questão dos gastos com decoração, o ideal é contar com a ajuda de profissionais especializados . Para falar sobre o assunto e solicitar um orçamento prévio, você pode entrar em contato com a Personal de Casamento.

O que significa a cor azul no casamento?

Se você escolheu fazer uma decoração de casamento azul apenas por gostar da cor, saiba que ela, além de bonita e clássica, é também carregada de significados. Ter seu evento decorado em tons de azul vai dar um ar elegante a tudo, já que a sofisticação é uma característica relacionada diretamente à cor. O azul remete também ao bem estar, sensação que, sem dúvida, é desejada por quem está se casando, tanto para si quanto para seus familiares, amigos e convidados.

Significado do azul

decoracao de casamento 2022
Foto: Paulo França

Basicamente, a cor azul traz um significado de tranquilidade, serenidade, harmonia e paz. Então, nada como uma decoração de casamento azul para começar bem essa nova e tão sonhada etapa da vida, não é mesmo? Pois é. E além de linda e muito simbólica, a cor azul é bastante versátil devido às suas várias tonalidades e possibilidades de combinações com outras cores.  Curiosidade: ao longo da História, a cor azul também foi muitas vezes associada à nobreza e riqueza (criou-se inclusive a expressão “sangue azul” para definir pessoas consideradas nobres). 

Tons de azul

tons de azul

De acordo com informações do site Estudo Prático, existem nada menos do que 111 tons diferentes da cor azul. Turquesa, royal, petróleo, marinho, celeste, cobalto, bebê… Além de variadas, podemos ver que muitas opções são bastante conhecidas, o que, certamente, aumenta ainda mais ainda a procura por uma linda decoração de casamento azul .   

A lenda do something blue

O ritual do casamento é cercado de algumas lendas, e uma delas é o chamado something blue. Segundo a tradição inglesa, a noiva deve usar alguma peça da cor azul no dia do casamento. Isso porque a pureza do amor e a fidelidade também seriam simbolizadas por essa cor. Então, existe a possibilidade de escolher o azul para as flores do buquê, um acessório, uma joia, a lingerie, etc. Se o noivo também quiser entrar na onda do something blue, melhor ainda! A lenda , na verdade, é um dos pontos de uma tradição ainda mais abrangente criada pelos ingleses. Além de algo azul, outros itens especiais devem compor o look no dia do casamento: something new (algo novo), something old (algo antigo) e something borrowed (algo emprestado).

Como usar o azul na decoração de casamento?

Arranjos florais

arranjos florais azuis
Foto: Paulo França

Primeiramente, se você sonha com uma decoração de casamento azul, existem algumas flores naturais que são neste tom: Hortênsia, Lírio Azul, Campânulas, Papoula Azul do Himalaia, Muscari e Delfínio. No entanto, também há a opção de tingir algumas espécies, como orquídeas ou rosas.

Mobiliário

mobiliario de casamento azul
Foto: Paulo França

Para dar um toque azul tanto na cerimônia quanto na festa, é possível também utilizar mesas, bancos para cerimônia ou cadeiras nesta cor. Sobretudo, os tons podem ser mais escuros ou mais claros, dependendo da proposta do casamento.

 Tapetes

tapete geometrico azul casamento
Foto: Paulo França

Sobretudo, os tapetes geométricos continuam em alta e dão um ar moderno à festa. Então, por que não escolher um com a cor azul? Esta é a opção queridinha dos noivos e muitos adoram o azul mais escuro para essas peças.

 Itens decorativos das mesas

sousplats e tacas azuis casamento
Foto: Paulo França

Os detalhes fazem toda a diferença! Portanto, se a ideia é apostar no azul, não se esqueça de incluir itens decorativos neste tom: taças, guardanapos, sousplats, vasos, suportes, entre outros.

Buquê de noiva azul

Embora esta não seja uma cor tão comum para flores, pode ser tranquilamente usada nos buquês e até pode fazer o papel de “something blue” para a noiva.

Iluminação

luminaria azul casamento
Foto: Paulo França

Da mesma forma, você pode escolher alguns pendentes e luminárias azuis para completar o ambiente. Fica um charme, especialmente para destacar algum espaço especial, como a mesa de doces!

Bolo

bolo de casamento azul
Foto: Paulo França

Não necessariamente o bolo de casamento precisa ser azul, mas ele pode ter alguns detalhes decorativos – como flores – neste tom.

Pista de dança

pista de danca azul
Foto: Paulo França

Antes de mais nada, a pista de dança pode seguir a mesma identidade visual da festa e trazer um piso vinílico/adesivo em tons de azul.

Espaço instagramável azul

espaco instagramavel azul
Foto: Paulo França

Que tal criar um espaço para seus convidados tirarem fotos durante o casamento? Aproveite para usar os mesmos tons de azul da decoração.

Paleta de cores :Principais combinações para decoração de casamento azul

Decoração de casamento azul royal e branco

azul royal e branco casamento
Foto: Paulo França

Azul e branco são duas cores clássicas que podem ser combinadas sem medo, seja qual for o tom de azul escolhido. No caso do azul royal, por exemplo, um tom forte e vibrante , o contraste com o “clean “ do branco cai muito bem.

Decoração de casamento azul e dourado

Acima de tudo, sofisticação será a palavra da sua decoração de casamento azul se a cor escolhida para combinar com ela for o dourado! Para obter um efeito incrível, a sugestão é aplicar o dourado especialmente nos pequenos detalhes. Vai ficar lindo e elegante!

Decoração de casamento azul e rosa

Como sabemos, tanto o rosa quanto o azul possuem diversos tons disponíveis, dos mais claros aos mais vibrantes, então opções não vão faltar. Você pode combinar, por exemplo, o rosa claro com o azul bebê, ou o rosa choque com a azul royal.

Decoração de casamento azul serenity

azul serenity casamento
Foto: Paulo França

Delicado, o azul serenity é uma linda opção de cor para a decoração de um casamento. Considerado tendência no momento, tem uma tonalidade bem próxima à do céu, transmitindo paz e tranquilidade.

Decoração de casamento azul turquesa

É possível dizer que o azul turquesa são várias cores em uma só, já que ela apresenta diferentes variações de tons, que transitam entre o azul e o verde. Assim, o seu tom de azul turquesa escolhido poderá ser combinado com diversas outras cores. A sua decoração de casamento azul pode também ser feita combinando mais de uma tonalidade do próprio turquesa.

Decoração azul no seu casamento

Sonha com uma decoração de casamento azul? Então, entre em contato com o Rodrigo Figueiredo para solicitar uma proposta.

Posts recomendados

Deixe um comentário

tendencias de casamento para 2023