fbpx

Preciso contratar um cerimonialista para o casamento?

 Em Assessoria & cerimonial, Personal Blog, Planejamento do casamento

Ficou noiva e não sabe por onde começar? Contratar um cerimonialista para o casamento é um dos primeiros passos para organizar o grande dia.

Por isso, preparamos um guia completo sobre o trabalho de um cerimonialista e as razões para contratar este profissional para o seu casamento.

Veja as dúvidas mais comuns sobre cerimonialista de casamento

dúvidas sobre cerimonialista de casamento

A equipe Personal de Casamento responde às perguntas mais comuns sobre o assunto.

O que faz um cerimonialista?

Um cerimonialista desempenha várias funções no planejamento de casamento:
Auxílio na escolha e contratação de fornecedores;
– Ajuda na leitura de contratos;
– Cronograma da organização de fornecedores;
– Controle de orçamento;
– RSVP – confirmação de presença dos convidados.
Ao mesmo tempo, no dia do casamento, ele é uma espécie de “maestro” do evento, sendo responsável por vários detalhes:
– Checklist do casamento;
– Organizar horários;
– Verificar se as entregas dos demais fornecedores estão de acordo com o contratado – decoração, doces, som, iluminação, entre outros;
– Conferir a parte de alimentação e armazenamento bebidas;
– Montagem do evento;
– Organizar cortejo, entradas e outros protocolos (fotos, corte do bolo, brinde, abertura da pista);
– Cuidar de possíveis imprevistos;
– Controle na entrada de convidados;
– Após a festa, fazer a contagem de bebidas e de itens quebrados.

Quando contratar um cerimonialista?

A princípio, o cerimonialista deve ser um dos primeiros profissionais a ser contratado, uma vez que ele ajudará os noivos em toda a jornada do planejamento ao grande dia, facilitando muito a vida dos casais. O cerimonialista atuará desde a escolha do local e dos fornecedores até o grande dia, quando ficará responsável por toda a logística, horários e chegada dos demais fornecedores.

É necessário contratar um cerimonialista?

Certamente. Este profissional fará toda a diferença na organização do seu casamento e também deixará os noivos mais tranquilos durante o grande dia.

Como contratar um cerimonialista?

Primeiramente, o ideal é buscar referências com amigos e familiares. Vale também verificar as avaliações na internet – redes sociais, Google e sites específicos. Ainda, é fundamental agendar uma conversa com este profissional para conhecer sua forma de trabalho, ver seu portfólio e tirar suas principais dúvidas sobre o casamento.
Sobretudo, é fundamental ter uma boa sinergia com o cerimonialista – afinal, ele vai cuidar de todo o seu casamento. Além disso, ele precisa passar segurança e conhecimento sobre o assunto.

Qual é o valor do serviço de cerimonialista?

Quer saber quanto custa um cerimonialista? Entre em contato com a equipe Personal de Casamento e enviaremos um orçamento para seu casamento.

9 razões para contratar um cerimonialista para o seu casamento

Se você está em dúvida se deve contratar um cerimonialista para o casamento, preparamos uma lista de razões para você ter esse profissional ao seu lado.

1. Escolha de fornecedores

cerimonialista de casamento
Foto: Paulo França

Os cerimonialistas costumam conhecer muita gente do mercado de casamentos e, consequentemente, eles saberão indicar quais os melhores fornecedores para a sua festa, de acordo com o seu orçamento e gosto pessoal.

Acima de tudo, esta é uma grande vantagem para os casais – assim, vocês economizam tempo e “bateção de cabeça” atrás dos profissionais mais adequados para seu casamento.

2. Cerimonial de casamento x organização do orçamento

Antes de mais nada, todo casal sabe o quanto é difícil manter-se dentro do orçamento estabelecido. Portanto, este é um dos pontos chave do serviço deste profissional. Primeiramente, ele os ajudará a estimar o quanto será gasto com cada serviço – afinal, ele já tem bastante experiência na área.

Posteriormente, com a definição de valores, o cerimonialista irá ajuda-los a manter-se dentro dos valores estipulados para cada fornecedor.

3. Análise de contratos

cerimonialista de casamento

É muito comum que muitos casais mais jovens nunca tenham lidado com contratos até o momento do casamento. Então, ter um profissional capacitado e que entenda tudo de casamentos pode ser uma mão na roda nessa hora.

Em suma, pode ser de grande ajuda ter um profissional para auxiliá-los. Dessa forma, o cerimonialista ajudará a ver as cláusulas que podem ser mais complicadas pro casal e a identificar possíveis problemas e ajustes a serem feitos.

4. Descontos exclusivos

cerimonialista de casamento

Os cerimonialistas costumam ter uma boa rede de contatos profissionais. Sob o mesmo ponto de vista, por trabalharem com um grande volume de noivas, muitas vezes eles conseguem descontos especiais com os demais fornecedores. Quem é que não quer isso, hein?

5. Segurança

cerimonialista de casamento

Se os itens anteriores ainda não o (a) convenceram a contratar um cerimonialista, certamente este tópico vai. Sobretudo, ao ter este profissional no seu casamento, é uma grande segurança para o casal.

Neste momento de pandemia, muitos fornecedores de casamento fecharam as portas e/ou faliram, deixando casais na mão. Entretanto, quando os noivos têm um cerimonialista de confiança contratado, esse tipo de situação é mais difícil de acontecer. Isso porque este profissional conhece o mercado e sabe sobre a situação dos demais fornecedores, evitando que os noivos caiam em cilada.

6. Imprevistos acontecem…e o cerimonialista de casamento está apto a lidar com eles

Em primeiro lugar, um cerimonialista competente está habilitado e treinado para resolver os mais diversos tipos de problemas e imprevistos que podem acontecer no dia de um casamento: chuva de última hora, aquele convidado bêbado incoveniente, ajudar alguém que passou mal, entre outros. Em síntese: nada melhor do que um profissional competente para lidar com estas situações.

7. Logística do evento

cerimonialista de casamento

Imagina a situação: você está lá se arrumando para o grande dia, mas não contratou um cerimonialista. Então, você ou alguém da sua família terá que coordenar tudo no dia do casamento: a chegada de todos os fornecedores, conferir bebidas e gastronomia, verificar se tudo o que foi entregue e montado está de acordo, se a decoração está como combinado, organizar o plano b em caso de chuva….e por aí vai. Certamente, isso seria um inferno para qualquer noiva ou noivo, não é mesmo?

Para evitar este tipo de situação é que existe a figura do cerimonialista. Com um checklist completo, ele vai conferir se está tudo conforme os contratos, irá verificar se as bebidas estão armazenadas adequadamente, se os profissionais contratados chegaram no horário marcado, se faltou algo, entre outras coisas…ou seja: muito melhor ter um profissional qualificado para desempenhar essa função!

8. Ideias maravilhosas e únicas para o seu casamento

cerimonialista de casamento

Primordialmente, um bom cerimonialista está sempre antenado com relação às tendências de casamento e costuma ter ideias incríveis para ajudar os noivos!

Da mesma forma, este profissional geralmente consegue captar a essência do casal e transmitir aos demais fornecedores para fazer com o que seu evento seja único!

9. Tranquilidade para os noivos aproveitarem ao máximo

cerimonialista de casamento

Vocês passaram meses economizando, planejando e sonhando com o grande dia. Nesse sentido, para curtir este momento tão esperado, é preciso ter tranquilidade e pensar que há profissionais qualificados que darão conta dos bastidores.

E é justamente isso que uma equipe de cerimonialistas irá fazer: cuidar da logística do evento, dos possíveis imprevistos, dos horários e dos fornecedores. Tudo isso para que vocês possam curtir muito este dia sem preocupações.   

Cerimonialista de casamento: Personal de Casamento

cerimonialista de casamento

Quer saber sobre nosso serviço de assessoria de casamento e cerimonial? Entre em contato conosco e agende uma reunião!

Posts recentes

Deixe um comentário

como escolher a decoracao de casamentocasamento na praia