fbpx

Casamento na pandemia: o que fazer?

 Em Assessoria & cerimonial, Personal Blog, Planejamento do casamento

Fazer um casamento na pandemia se tornou um desafio. Muitos noivos adiaram seus planos, enquanto outros tiveram até mesmo que cancelar ou mudar para uma festa menor. Para ajudar os casais que estão passando por este momento cheio de incertezas, preparamos um post com cinco dicas fundamentais para os noivos que estão organizando a festa em 2021/2022. 

Confira:

1. Contrate um cerimonialista / assessor de casamentos / produtor de eventos

Durante a pandemia, o trabalho do assessor de casamentos (ou cerimonialista) se tornou essencial. Este profissional é responsável por ajudar os casais a planejar o casamento, organizar as tarefas, verificar contratos e encontrar os melhores fornecedores. Além disso, em caso de dúvidas e adiamentos, esses profissionais entram em ação e ajudam  a reorganizar seu evento. Caso você ainda não tenha contratado, indicamos que o faça o quanto antes. A equipe da Personal de Casamento está pronta para atendê-los e esclarecer todas as dúvidas. Fale conosco agora.

Uma das razões mais importantes para a contratação de um cerimonialista é que ele conhece bem o mercado de eventos e ajudará os noivos a fazer escolhas mais assertivas de fornecedores, que não vão deixá-los na mão e que tem estrutura adequada para atender. Em um momento de crise no mercado, com várias empresas fechando, isso se tornou vital para que os noivos não percam este investimento tão importante ou sejam prejudicados de alguma forma. 

Outro motivo importante para ter um assessor de casamentos é que em momentos de crise ou em casos de adiamento, quando os noivos ficam com as emoções à flor da pele, esta equipe irá agir de maneira racional e em prol dos casais. 

E, claro, no grande dia, a equipe de cerimonial irá cuidar de todos os detalhes para que sua festa seja impecável e que os noivos fiquem mais tranquilos para aproveitar tudo.

2. Dá para casar em 2021?

casamento na pandemia home wedding personal de casamento
Foto: Ana Lemos

A resposta é: depende. Atualmente, ainda não temos muitas certezas com relação à pandemia e à vacinação da população. Portanto, talvez só seja possível realizar mini weddings ou elopement weddings (o casamento a dois, sem convidados), especialmente no primeiro semestre. 

Nosso conselho, da Personal de Casamento, para quem sonha com um casamentão (com muitos convidados) é: escolha uma data em 2022. Assim você poderá organizar tudo com tranquilidade e sem o estresse de remarcar. Desta forma, você poderá curtir cada momento dos preparativos, que é uma fase super gostosa na vida de um casal. 

Outra opção para quem não abre mão de casar em 2021 é fazer um casamento em casa. Ainda assim, é preciso fazer uma festa com um número limitado de convidados e seguir vários protocolos de segurança e higiene.

3. Quantas pessoas posso convidar pro meu casamento em 2021?

Foto: Fabio Moro

Para fazer um casamento na pandemia, é importante ficar atento às normas da prefeitura de sua cidade, que mudam com frequência. Em suma, as festas que têm ocorrido não passam de 50 convidados. Dentro deste contexto, muitos noivos têm escolhido casar em casa.

Dessa forma, as festas seguem uma série de protocolos: sem pista de dança, sem o uso de buffets (as pessoas têm preferido serviço à inglesa), com o uso de máscaras, distanciamento entre as mesas, disponibilização de álcool gel e higienização dos ambientes. Em algumas cidades, a música ao vivo também não é permitida. Os casamentos ao ar livre têm sido muito procurados pelos noivos por permitirem um maior distanciamento. 

4. Já precisei comunicar meus convidados mais de uma vez sobre a mudança de datas. Qual é a melhor forma de fazer isso?

casamento na pandemia personal de casamento

No início da pandemia, quando muitos casamentos foram adiados, muitos noivos fizeram uma arte chamada “Save the New Date”, explicando a situação e falando sobre a nova data. Segue o mesmo modelo do tradicional Save the Date, mas geralmente traz um texto explicativo e aponta a nova data.

No entanto, ao longo do tempo, muitos casais tiveram que mudar mais de uma vez o casamento. Por conta disso, a melhor saída é enviar um comunicado aos convidados um pouco mais genérico. Os noivos podem usar um texto como: “Infelizmente, por conta da situação atual da pandemia e para a segurança de todos, teremos que alterar mais uma vez a data do nosso casamento. Estamos aguardando a situação ficar mais estável para marcar uma nova data. Assim que soubermos todos os detalhes, enviaremos a novidade para todos!”. 

Houve casos também em que os noivos decidiram trocar um casamento com muitos convidados para um mini wedding. Como fazer esse comunicado para as pessoas que ficarão de fora? Antes de mais nada, o mais delicado seria os noivos ligarem para os convidados e explicarem a situação, avisando que por conta da pandemia, o formato do casamento foi modificado e que será uma celebração para poucas pessoas, incluindo apenas o círculo familiar mais próximo. Do mesmo modo, pais e familiares podem ajudar a fazer estes comunicados também.

O site dos noivos também é uma ótima ferramenta para atualizar os convidados sobre as mudanças de datas. Mas lembre-se sempre de avisar por telefone ou Whatsapp a todos sobre quaisquer alterações também, para ter certeza de que todos estão a par das informações.

5.Como posso planejar meu casamento na pandemia?

casamento na pandemia personal de casamento

Os fornecedores continuam trabalhando normalmente, fazendo reuniões e atendendo os noivos de acordo com todas as medidas de segurança, como uso de máscaras, distanciamento social e disponibilização de álcool gel.  Eventualmente, alguns profissionais também têm enviado provas para a casa dos noivos, como é o caso dos docinhos.

Quem preferir, também há a possibilidade de fazer reuniões online. Acima de tudo, a equipe da Personal de Casamento está pronta para ajudar você com todos os preparativos e reuniões. 

Uma luz no fim do túnel: Nova York reabre para casamentos

Desde meados de março de 2021, com o avanço da vacinação nos Estados Unidos, a cidade de Nova York voltou a permitir a realização de casamentos grandes. Pela primeira vez, desde o início da pandemia, o Empire State Building vai permitir a realização de eventos com até 150 pessoas. Todavia, as festas por lá ainda têm algumas restrições. As pistas de dança ainda têm algumas regras bem específicas e os convidados são obrigados a apresentar um teste de Covid-19 realizado no máximo 72 horas antes do evento. Além disso, as pessoas só podem ficar sem máscaras se estiverem comendo ou bebendo.

Mesmo com estas normas, já um bom sinal de esperança para os casais brasileiros. Embora ainda não exista uma previsão para a volta dos casamentos no Brasil, é interessante ir acompanhando o que acontece ao redor do mundo para avaliar como será o retorno por aqui. Há uma luz no fim do túnel!

Tem mais alguma dúvida sobre casamento na pandemia? Entre em contato conosco para que possamos ajudá-los.

Posts recomendados

Deixe um comentário

quanto-custa-casar-trancoso