fbpx

Casamento ao ar livre: guia completo para organizar

 Em Assessoria & cerimonial, Decoração de Casamento, Personal Blog, Planejamento do casamento

O casamento ao ar livre é uma das modalidades queridinhas das noivas. E, durante a pandemia, ganhou ainda mais espaço, por ser uma opção mais segura para celebrar.

Se o seu sonho é casar ao ar livre – seja no campo, na praia ou em qualquer outro lugar – a equipe da Personal de Casamento preparou um guia completo para você planejar tudinho! Confira!

Veja as perguntas mais comuns sobre casamento ao ar livre

casamento ao ar livre
O que é um casamento ao ar livre?

Acima de tudo, um casamento ao ar livre é uma celebração feita em um local a céu aberto, como chácaras, sítios, residências, hotéis, em pontos turísticos de uma cidade ou até mesmo na praia.

Normalmente, a cerimônia acontece em um espaço aberto. Já a recepção pode ser realizar em um ambiente fechado (como um salão de festas) ou até mesmo em um lugar aberto. Tudo vai depender do local escolhido pelo casal e também do clima. 

O que precisa para um casamento ao ar livre?

Primordialmente, um casamento ao ar livre precisa de bastante planejamento. Em primeiro lugar, é preciso escolher bem a data. Portanto, é essencial verificar quais os meses com menos chuva.

Ainda, o local escolhido deve ter uma boa infraestrutura para deixar os convidados confortáveis – banheiros, gerador (especialmente se for um local mais afastado), estrutura adequada para a montagem da decoração, uma parte elétrica adequada, fácil acesso para pessoas com deficiência, entre outros. 

Sobretudo, um casamento ao ar livre deve ter sempre um plano B para o caso de chuva – assim os noivos (e os profissionais!) ficam bem mais tranquilos caso precisem mudar o cenário de última hora.

Qual é o melhor horário para um casamento ao ar livre?

Geralmente, os casais que se casam ao ar livre gostam de fazê-lo no final de tarde. Inclusive, este é um horário muito indicado pelos fotógrafos por conta da luz – neste horário, a iluminação costuma ter tons de dourado, o que deixa as fotos incríveis. Portanto, os horários das 16h/17h costumam ser os queridinhos dos noivos. Só é preciso prestar atenção para evitar atrasos e ter certeza de que a cerimônia não acontecerá no escuro.

Há também quem queira se casar por volta das 11h e servir um almoço em seguida. Caso a cidade escolhida seja muito quente ou o casamento ocorra no verão, o melhor é evitar essa opção ou recorrer a ombrelones para o conforto dos convidados.

Casar ao ar livre é mais barato?

Não necessariamente. Como em qualquer evento, os custos de um casamento ao ar livre vão depender, principalmente, do número de convidados. Além disso, dependendo da estrutura de decoração e de todos os itens contratados, um casamento ao ar livre pode ter o mesmo preço ou até ser mais caro que um casamento tradicional.

Quanto custa um casamento ao ar livre?

Quer receber um orçamento personalizado para o seu casamento ao ar livre? Entre em contato com a equipe do Personal de Casamento e solicite valores.

Por que casar ao ar livre?

O grande diferencial de um casamento ao ar livre é o cenário. Não importa se é um casamento no campo ou na praia, os noivos e os convidados certamente poderão desfrutar uma paisagem incrível! Isso sem falar que vocês provavelmente terão fotos arrasadoras!

Além disso, com a pandemia, os casamentos ao ar livre têm sido considerados a opção mais segura para celebrar, uma vez que permitem a circulação de ar e maior distanciamento entre as pessoas.
 

Como planejar um casamento ao ar livre?

Fizemos um passo a passo para você organizar seu grande dia com toda a segurança:

1. Assessoria de casamento

casamento ao ar livre

Primeiramente, é essencial contratar uma assessoria de casamentos, que irá ajudá-los a planejar cada etapa e a definir um orçamento para sua festa. A equipe da Personal de Casamento está pronta para auxiliar os casais neste processo.

2. A escolha da data: qual é o melhor mês para casamento ao ar livre?

casamento ao ar livre

A resposta para esta questão vai depender muito do lugar que você escolheu para casar.  Na região Sul, por exemplo, os meses de abril e agosto costumam ser mais secos e mais propícios para este tipo de celebração. 

Agora, se a ideia é casar no Nordeste, por exemplo, o período de dezembro a março costuma ser mais caro e mais cheio de turistas.

Se você escolheu uma cidade muito quente para casar, como é o caso do Rio de Janeiro, por exemplo, vale evitar também os meses de dezembro a março.

Entretanto, se a ideia é fazer um casamento no exterior, no hemisfério norte, os casamentos costumam ocorrer de maio a setembro, período que faz menos frio.

3. Escolha do espaço: onde casar ao ar livre?

altar casamento ao ar livre
Foto: Paulo França

Em seguida, um item fundamental é a escolha do espaço para casamento ao ar livre. É fundamental que este local tenha uma estrutura adequada, com itens como:

– Espaço fechado para a cerimônia em caso de chuva;

– Gerador;

– Infraestrutura elétrica adequada;

– Se tiver um gazebo ou um local para a cerimônias certamente facilita;

– Mobiliário;

– Banheiros, fraldário;

– Segurança;

– Estacionamento;

– Estrutura para os profissionais que vão fazer a montagem.

Alguns locais para casamento ao ar livre contam com limitação de horário, seja por conta de leis ambientais ou pela vizinhança. Portanto, ao fechar o contrato, é sempre bom verificar este ponto.

Aliás, vale olhar com cuidado todas as cláusulas do contrato e verificar tudo o que o local oferece para os noivos.

Casamento ao ar livre: e se chover?

casamento ao ar livre

Definitivamente, os noivos e a equipe contratada precisam estar sempre de olho nisso. Portanto, o ideal é escolher um local que tenha um plano B fechado para a cerimônia. Caso isso não seja possível, será preciso investir fortemente em uma estrutura coberta.

4) Buffet

Foto: Paulo França

Quer saber o que servir num casamento ao ar livre? Muitos casais que optam por este estilo de festa gostam de uma atmosfera mais descontraída.

Opções de serviços para casamento ao ar livre

Mesa de antepastos: alguns casais optam por dispor mesas com frios, pãezinhos, torradas, frutas e patês. Fica um charme!

Finger food: se fôssemos traduzir do inglês, seriam “comidas de dedo”. Assim, pequenas porções individuais que são servidas no formato volante. Com isso, não há a necessidade dos convidados permanecerem sentados.

Ilhas gastronômicas: aqui, as comidas são dispostas em mesas especiais e costumam ser temáticas. Há a possibilidade de ter uma ilha de comida japonesa, árabe, bem como mexicana, veganas, etc.

Buffet tradicional: como o próprio nome já diz, é quando as comidas são dispostas no formato de buffet e os convidados se servem diretamente lá.

Serviço à francesa: é bem menos comum nestas ocasiões, uma vez que é mais formal. É um serviço empratado, no qual os convidados permanecem sentados e são servidos à mesa. No entanto, pode ser usado quando há poucos convidados, como mini e micro weddings.

Dependendo do formato escolhido para o casamento, os noivos podem escolher um ou mais serviço destes.

5) Quem celebra casamento ao ar livre?

casamento ao ar livre
Foto: Paulo França

Neste sentido, os casamentos ao ar livre oferecem mais liberdade aos casais. Há diversas possibilidades:

  • Um juiz de paz
  • Um celebrante
  • Um líder religioso como um pastor ou rabino
  • Um amigo ou parente próximo

Contudo, para os casais católicos, vale lembrar que os padres não costumam se deslocar para realizar estas celebrações. Portanto, se isso for essencial para vocês, uma alternativa é pedir uma benção previamente na própria igreja.

6) Como decorar um casamento ao ar livre?

decoração casamento ao ar livre
Foto: Paulo França

A decoração para casamento ao ar livre vai depender do espaço escolhido e do gosto pessoal dos noivos.

Confira algumas opções de estilo:

– Decoração Romântica: tons pastel, flores campestres e velas são ótimas opções para criar esta atmosfera.

decoração romântica casamento
Foto: Paulo França

– Decoração rústico-chic: aqui a ideia é deixar a decoração com uma carinha de fazenda.  Muitos móveis e detalhes em madeira, rendas e luzinhas.

decoração de casamento rústico-chic

– Decoração boho-chic: sabe aquela decor com carinha meio hippie? Assim é este estilo. Aqui você vai ter muitos detalhes em macramê, rendas mais abertas e aquela pegada folk. Tons terrosos são uma boa pedida.

decoração de casamento boho-chic

– Decoração tropical: este é para quem curte uma atmosfera super alegre, com muitas cores radiantes como o fúcsia, o amarelo, o laranja e o vermelho.  Plantas como a costela-de-adão e a estrelítzia são muito utilizadas.

decoração tropical

Decoração Garden: que tal transformar seu casamento em um verdadeiro jardim a céu aberto? Neste estilo, é possível incluir muitas folhagens. Mobiliário e detalhes coloridos são ótimos também.

decoração garden
Foto: Gustavo Sguissardi

Ideias para decorar um casamento ao ar livre

Cerimônia

Se você pensa em fazer uma cerimônia ao ar livre, veja algumas inspirações:

Arco floral
casamento ao ar livre

Este é um elemento queridinho das noivas e faz toda a diferença! Acima de tudo, ele marca a entrada na cerimônia, além de dar todo um charme. Rende fotos incríveis!

Porta para casamento ao ar livre

Quer manter um pouco do suspense antes de entrar na cerimônia? A porta para casamento ao ar livre pode ser uma boa solução.

Altar de casamento ao ar livre
casamento ao ar livre
Foto: Paulo França

Este é o ponto alto da cerimônia e onde os noivos passarão a maior parte do tempo. Dessa forma, vale investir bastante neste espaço. Se for um gazebo, aproveite para usar muitas flores. Só tome cuidado para que não fique um espaço muito apertado e prejudique a movimentação dos fotógrafos.

Cerimônia em caracol
cerimonia caracol casamento ao ar livre
Foto: Paulo França

Já pensou fazer um layout completamente diferente? Este modelo em caracol deixa todo mundo mais próximo e os noivos têm uma visão super bacana dos convidados em 360º.

Recepção

Confira alguns elementos para incrementar sua decoração de casamento ao ar livre.

Luzinhas
casamento ao ar livre luzinhas

Se você pensar em casar no final de tarde e fazer uma recepção ao ar livre, os varais de luzinhas são indispensáveis. Além disso, eles trazem uma atmosfera bastante romântica. Luzinhas especiais podem ser usadas na decoração também, especialmente na mesa de doces.

Long tables
long table
Foto: Gustavo Sguissardi

Com estas mesas mais longas, é possível integrar ainda mais os convidados e deixar o ambiente mais charmoso.

Backdrop de flores

Marina Ruy Barbosa usou em seu casamento e virou febre.

7) Conforto para os convidados

Se for um espaço mais afastado, não se esqueça de providenciar instruções claras para os seus convidados sobre como chegar. Ainda, é possível contratar o serviço de vans para facilitar a vida das pessoas.

Se estiver muito quente no dia do casamento, vocês podem oferecer alguns mimos para os convidados: ombrelones, leques, sombrinhas, repelentes e águas saborizadas. Super refrescante! No entanto, se o dia estiver mais frio, dá pra apostar em aquecedores externos e pashminas para as convidadas. E, por que não oferecer um consomê ou um chocolate quente? Com certeza todo mundo vai adorar!

8) Leve seus pets!

pets casamento ao ar livre

Uma das vantagens do casamento ao ar livre é poder incluir seus pets na cerimônia – algo que não é permitido por alguns espaços fechados. Assim, seu melhor amigo poderá participar desse dia tão especial.

Veja galeria de fotos de casamentos ao ar livre

Preparamos algumas inspirações das festas realizadas pela equipe Personal de Casamento. Confira!

Posts recomendados

Deixe um comentário

micro wedding personal de casamentocomo escolher a decoracao de casamento